ZxClub
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado)

Ir para baixo

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) Empty Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado)

Mensagem  Bruno Dom Nov 23, 2008 9:27 pm

Para a desmontagem do turbo, precisamos antes de tudo de ter todas as ferramentas á mão. Olhar bem para o turbo, começar a limpar a sujidade para ver onde ficam todos os parafusos e só depois com calma começar a desmontar tudo.

Material necessário:
- Chaves de anel
- Chaves de caixa
- Chaves Tork
- Alicate
- Martelo de borracha
- Chave sextavada interior
- Chave de fenda fina
- Chave especial para desmontar a roda compressora
- Torno de bancada para fixação do Turbo
- Diluente para limpeza
- Spray penetrante (WD40 por exemplo)
- Recipiente para limpeza

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 01sp0
1- Aqui podemos ver os parafusos que seguram o actuador da wastegate.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 02ms8
2- Podemos ver a parte “quente” do turbo

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 03ds9
3- Podemos ver os parafusos que prendem a parte fria

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 04ga9
4- Podemos ver o interior da parte “fria”

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 05wk5
5- Podemos ver os parafusos que prendem a parte quente, assim como o O’Ring que está indicado com uma seta.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 06jl9
6- Podemos ver o freio que deve ser removido com um chave de fendas fina e um alicate, para que não salte.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 07gj3
7- Nesta foto, o actuador já se encontra livre.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 08nk9
8- Tendo o actuador da wastegate livre, agora é só puxar com calma.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 09hn1
9- Vê-se a aplicação de spray penetrante (WD40 por exemplo), para facilitar a saída dos parafusos da parte “quente”.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 10hg4
10- Turbo preso no torno da bancada.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 11xy7
11- Parte fria completamente removida. No circulo vemos uma peça que basta puxar com o alicate para ela sair, e na seta mais um O’ring.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 12jk4
12- A parte que foi removida na foto anterior.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 13se3
13- Parte “quente” já removida, o círculo mostra o actuador da geometria variável.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 14zi7
14- Vemos o corpo central, visto da parte quente e respectivo anel que prende as várias peças (com o círculo) da foto anterior.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 15vo8
15- Toda a parte fria desmontada e limpa.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 16em0
16- Limpeza de toda a sujidade acumulada.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 17fk4
17- Peça suja, antes

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 18nk9
18- Peça limpa, depois

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 19eo7
19- Limpeza do veio. Embora tenha uma porca, o veio está desmontado ao máximo, a porca serve apenas para poder desmontar a roda compressora da parte fria..

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 20yl1
20-Limpeza das “pás” da geometria variável.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 21gk7
21-Detalhe de todas as peças da parte “quente” já limpas.

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 22yx0
22- Parte fria a espera da montagem

Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado) 23dz0
23- Turbo remontado. A montagem faz-se, logicamente, no sentido inverso ao da desmontagem.

Detalhes e atenções especiais:

- É mais fácil desmontar que explicar no DIY.

- Apenas a chave própria para remover a roda compressora é que é difícil de encontrar a venda.

- Na limpeza devemos sempre remover os O’Rings, porque o diluente pode estraga-los.
- Na remontagem, ajuda ter o desenho do Turbo em vista explodida, que facilmente se arranja na página da Garrett.
- O reaperto deverá ser feito com chave dinamométrica e nos valores indicados pela fábrica.

PS1: O autor deste DIY é “Jean Melin”, apenas fiz algumas alterações.
PS2: Este DIY é para o turbo Garrett GT1749V, mas certamente que também dará para outros turbos, sendo eles de geometria ou não.
Bruno
Bruno
Admin

Número de Mensagens : 379
Idade : 34
Localização : Sao Bernado/Aveiro
Data de inscrição : 21/10/2008

http://www.zxclub.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos