Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado)
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Desmontar turbo (Garrett GT1749V) by “Jean Melin” (adaptado)
Para a desmontagem do turbo, precisamos antes de tudo de ter todas as ferramentas á mão. Olhar bem para o turbo, começar a limpar a sujidade para ver onde ficam todos os parafusos e só depois com calma começar a desmontar tudo.
Material necessário:
- Chaves de anel
- Chaves de caixa
- Chaves Tork
- Alicate
- Martelo de borracha
- Chave sextavada interior
- Chave de fenda fina
- Chave especial para desmontar a roda compressora
- Torno de bancada para fixação do Turbo
- Diluente para limpeza
- Spray penetrante (WD40 por exemplo)
- Recipiente para limpeza
1- Aqui podemos ver os parafusos que seguram o actuador da wastegate.
2- Podemos ver a parte “quente” do turbo
3- Podemos ver os parafusos que prendem a parte fria
4- Podemos ver o interior da parte “fria”
5- Podemos ver os parafusos que prendem a parte quente, assim como o O’Ring que está indicado com uma seta.
6- Podemos ver o freio que deve ser removido com um chave de fendas fina e um alicate, para que não salte.
7- Nesta foto, o actuador já se encontra livre.
8- Tendo o actuador da wastegate livre, agora é só puxar com calma.
9- Vê-se a aplicação de spray penetrante (WD40 por exemplo), para facilitar a saída dos parafusos da parte “quente”.
10- Turbo preso no torno da bancada.
11- Parte fria completamente removida. No circulo vemos uma peça que basta puxar com o alicate para ela sair, e na seta mais um O’ring.
12- A parte que foi removida na foto anterior.
13- Parte “quente” já removida, o círculo mostra o actuador da geometria variável.
14- Vemos o corpo central, visto da parte quente e respectivo anel que prende as várias peças (com o círculo) da foto anterior.
15- Toda a parte fria desmontada e limpa.
16- Limpeza de toda a sujidade acumulada.
17- Peça suja, antes
18- Peça limpa, depois
19- Limpeza do veio. Embora tenha uma porca, o veio está desmontado ao máximo, a porca serve apenas para poder desmontar a roda compressora da parte fria..
20-Limpeza das “pás” da geometria variável.
21-Detalhe de todas as peças da parte “quente” já limpas.
22- Parte fria a espera da montagem
23- Turbo remontado. A montagem faz-se, logicamente, no sentido inverso ao da desmontagem.
Detalhes e atenções especiais:
- É mais fácil desmontar que explicar no DIY.
- Apenas a chave própria para remover a roda compressora é que é difícil de encontrar a venda.
- Na limpeza devemos sempre remover os O’Rings, porque o diluente pode estraga-los.
- Na remontagem, ajuda ter o desenho do Turbo em vista explodida, que facilmente se arranja na página da Garrett.
- O reaperto deverá ser feito com chave dinamométrica e nos valores indicados pela fábrica.
PS1: O autor deste DIY é “Jean Melin”, apenas fiz algumas alterações.
PS2: Este DIY é para o turbo Garrett GT1749V, mas certamente que também dará para outros turbos, sendo eles de geometria ou não.
Material necessário:
- Chaves de anel
- Chaves de caixa
- Chaves Tork
- Alicate
- Martelo de borracha
- Chave sextavada interior
- Chave de fenda fina
- Chave especial para desmontar a roda compressora
- Torno de bancada para fixação do Turbo
- Diluente para limpeza
- Spray penetrante (WD40 por exemplo)
- Recipiente para limpeza
1- Aqui podemos ver os parafusos que seguram o actuador da wastegate.
2- Podemos ver a parte “quente” do turbo
3- Podemos ver os parafusos que prendem a parte fria
4- Podemos ver o interior da parte “fria”
5- Podemos ver os parafusos que prendem a parte quente, assim como o O’Ring que está indicado com uma seta.
6- Podemos ver o freio que deve ser removido com um chave de fendas fina e um alicate, para que não salte.
7- Nesta foto, o actuador já se encontra livre.
8- Tendo o actuador da wastegate livre, agora é só puxar com calma.
9- Vê-se a aplicação de spray penetrante (WD40 por exemplo), para facilitar a saída dos parafusos da parte “quente”.
10- Turbo preso no torno da bancada.
11- Parte fria completamente removida. No circulo vemos uma peça que basta puxar com o alicate para ela sair, e na seta mais um O’ring.
12- A parte que foi removida na foto anterior.
13- Parte “quente” já removida, o círculo mostra o actuador da geometria variável.
14- Vemos o corpo central, visto da parte quente e respectivo anel que prende as várias peças (com o círculo) da foto anterior.
15- Toda a parte fria desmontada e limpa.
16- Limpeza de toda a sujidade acumulada.
17- Peça suja, antes
18- Peça limpa, depois
19- Limpeza do veio. Embora tenha uma porca, o veio está desmontado ao máximo, a porca serve apenas para poder desmontar a roda compressora da parte fria..
20-Limpeza das “pás” da geometria variável.
21-Detalhe de todas as peças da parte “quente” já limpas.
22- Parte fria a espera da montagem
23- Turbo remontado. A montagem faz-se, logicamente, no sentido inverso ao da desmontagem.
Detalhes e atenções especiais:
- É mais fácil desmontar que explicar no DIY.
- Apenas a chave própria para remover a roda compressora é que é difícil de encontrar a venda.
- Na limpeza devemos sempre remover os O’Rings, porque o diluente pode estraga-los.
- Na remontagem, ajuda ter o desenho do Turbo em vista explodida, que facilmente se arranja na página da Garrett.
- O reaperto deverá ser feito com chave dinamométrica e nos valores indicados pela fábrica.
PS1: O autor deste DIY é “Jean Melin”, apenas fiz algumas alterações.
PS2: Este DIY é para o turbo Garrett GT1749V, mas certamente que também dará para outros turbos, sendo eles de geometria ou não.
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