ZxClub
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Refrigeração num 1,9D

2 participantes

Ir para baixo

Refrigeração num 1,9D Empty Refrigeração num 1,9D

Mensagem  Chetas Seg Nov 10, 2014 2:40 pm

Eis o primeiro (e último, espero eu) grande problema com o meu ZX.

Há umas semanas atrás, notei que o carro perdia líquido na zona da distribuição do motor.  Ao início, eram uns pingos com pouca frequência.  Falei com o mecânico, e enquanto esperava por uma vaga, fui usando o carro (em viagens de menos de 20kms) e fui adicionando líquido conforme necessitava.  Quando chegou a hora de levá-lo à oficina, os pingos deram lugar a um “fio”.  Fui determinado que a bomba de água teria que ser substituída por uma nova.  Assim foi feito.  

Nos dias seguintes, notei que o carro continuava a perder algum líquido, e descobri que era pelo tubo de respiro que vem da tampa do radiador.  Substitui-a por uma nova e resolvi o problema.  Passadas umas 3 semanas depois da instalação da bomba, ou seja, na passada quinta-feira, fiz uma viagem de 10km e notei que a temperatura subiu rapidamente aos 100.  Voltei para casa imediatamente.  Na manhã seguinte, verifiquei o líquido no radiador e vi que estava uns 7cm abaixo da marca do máximo.  Atestei-o e fiz uma outra pequena viagem de 8kms.  A temperatura voltou a subir como tinha feito anteriormente.  Voltei para casa, e o carro ficou parado até ontem.  Voltei a verificar o nível do líquido e o radiador estava sequinho.  Olhei em volta do motor e debaixo do carro à procura dalgum indício de fuga.  Vi a mancha no chão que tinha sido criada quando existia a fuga pelo tudo de respiro da tampa e vi também líquido perto da ligação dum dos tubos do radiador.  Este tudo faz a ligação do radiador a um bocal de plástico montado numa base metálica que por sua vez tem uma espécie de copo plástico em cima (este copo está localizado em frente ao motor , do lado direito).  Este tudo tinha a abraçadeira metálica mal apertada.


Existem várias hipóteses: junta queimada, termostato avariado, etc...
Relativamente à junta, quando eu andava a adicionar líquido (com o motor parado), é possível que o circuito ficou com ar, e o ar é mais instável no que toca a leitura de temperatura.  O líquido deve ser adicionado com o motor a trabalhar.  O indicador de temperatura indicava uma temperatura, mas é bem possível que na realidade seria uma temperatura bem diferente.  Ou seja, é bem possível que a temperatura recomendada fosse excedida em algumas ocasiões, resultando na junta parcialmente ou totalmente queimada.  Uma outra hipótese é simplesmente o termostato avariado.  Onde está localizado o termostato?

Vou fazer um pequeno teste para ver se existe alguma fuga na junta.  Fui informado para atestar o circuito, com o motor a trabalhar, e verificar se existem algumas bolhas.  Se existirem, é sinal de existir uma fuga na junta.

Quando informei o mecânico, também ele ficou perplexo quanto ao desaparecimento do liquido do radiador.  

Alguém já teve algum problema idêntico?

Chetas

Número de Mensagens : 5
Idade : 48
Localização : Antes
Data de inscrição : 10/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Refrigeração num 1,9D Empty Re: Refrigeração num 1,9D

Mensagem  Chetas Seg Nov 10, 2014 6:15 pm

Ensaio ao termostato.

Retirei-o do motor e fiz-lhe um pequeno ensaio com uma fonte de calor.  Neste caso foi um maçarico.
O objectivo foi descobrir se o termostato abria.  Com o maçarico, fui aquecendo a ponta do termostato, que tem um pequeno disco metálico.  Ele acabou por abrir, lentamente, mas não antes de o disco metálico nessa ponta ficar em brasa.  Isto significa que está a abrir a uma temperatura muito superior à temperatura correcta, que neste caso é 83graus.  

Resta saber se esta é a única causa do problema.

Chetas

Número de Mensagens : 5
Idade : 48
Localização : Antes
Data de inscrição : 10/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Refrigeração num 1,9D Empty Re: Refrigeração num 1,9D

Mensagem  nunozx Ter Nov 11, 2014 12:56 pm

Chetas escreveu:Ensaio ao termostato.

Retirei-o do motor e fiz-lhe um pequeno ensaio com uma fonte de calor.  Neste caso foi um maçarico.
O objectivo foi descobrir se o termostato abria.  Com o maçarico, fui aquecendo a ponta do termostato, que tem um pequeno disco metálico.  Ele acabou por abrir, lentamente, mas não antes de o disco metálico nessa ponta ficar em brasa.  Isto significa que está a abrir a uma temperatura muito superior à temperatura correcta, que neste caso é 83graus.  

Resta saber se esta é a única causa do problema.

Boas amigo!!

Pela descrição pode ser as hipóteses que já formulaste!!
No meu caso já queimou a junta do meu precisamente por avaria do termóstato Sad no manómetro dava 80 e tal ºc mas a temperatura estava mt acima visto que a ventoinha não foi ativada Sad conclusão comecei a sentir o carro a falhar parei foi ver o liquido do radiador e zero agua:(

Tb já tive uma situação em que foi ao mecânico(fraco mecânico) para trocar um tubo do circuito refrigeração!! conclusão o mecânico ñ sangrou o sistema, mal fiz a primeira reta temperatura colou no máximo:( voltei logo para trás e o mecânico ia abrir a tampa do radiador, eu disse "você é maluco vai abrir a tampa com o liquido a ferver" responde ele "eu sei o que estou a fazer são mts anos" resultado mal virou a tampa foi tipo uma explosão liquido prás paredes pro teto e mecânico para o hospital com queimaduras de 3º grau Sad passado uns meses deste "filme" foi a junta outra vez á vida provavelmente devido a este episodio Sad

Na minha opinião provavelmente quando meteram a bomba no teu carro não foi bem sangrado (isso vesse pela o liquido sair pela tampa do radiador) e se assim foi é mt provável que a junta esteja queimada Sad

Abraço e boa sorte com a maquina Very Happy
nunozx
nunozx

Número de Mensagens : 46
Idade : 42
Localização : Vila Verde (Braga)
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Refrigeração num 1,9D Empty Re: Refrigeração num 1,9D

Mensagem  Chetas Ter Nov 11, 2014 2:23 pm

nunozx escreveu:
Boas amigo!!

Pela descrição pode ser as hipóteses que já formulaste!!
No meu caso já queimou a junta do meu precisamente por avaria do termóstato Sad no manómetro dava 80 e tal ºc mas a temperatura estava mt acima visto que a ventoinha não foi ativada Sad conclusão comecei a sentir o carro a falhar parei foi ver o liquido do radiador e zero agua:(

Tb já tive uma situação em que foi ao mecânico(fraco mecânico) para trocar um tubo do circuito refrigeração!! conclusão o mecânico ñ sangrou o sistema, mal fiz a primeira reta temperatura colou no máximo:( voltei logo para trás e o mecânico ia abrir a tampa do radiador, eu disse "você é maluco vai abrir a tampa com o liquido a ferver" responde ele "eu sei o que estou a fazer são mts anos" resultado mal virou a tampa foi tipo uma explosão liquido prás paredes pro teto e mecânico para o hospital com queimaduras de 3º grau Sad passado uns meses deste "filme" foi a junta outra vez á vida provavelmente devido a este episodio Sad  

Na minha opinião provavelmente quando meteram a bomba no teu carro não foi bem sangrado (isso vesse pela o liquido sair pela tampa do radiador) e se assim foi é mt provável que a junta esteja queimada Sad

Abraço e boa sorte com a maquina Very Happy

Boas, Nuno!

Espero que esse mecânico tenho aprendido algo com a experiência.  :-)  

Relativamente ao meu, posso dizer que fiquei um pouco desapontado, porque quase que tenho a certeza que não experimentaram o carro, depois de substituida a bomba.  Se assim o fizessem, teriam visto que a tampa do radiador estava velha demais e que já não vedava a 100%.
É por isso que eu próprio tento fazer as coisas.  Só não faço algumas porque não tenho ferramentas especializadas.  Já o fazia com as minhas motos.  Quando os "pros" se esquecem de fazer certas coisas essenciais, eu fico de boca aberta.

Chetas

Número de Mensagens : 5
Idade : 48
Localização : Antes
Data de inscrição : 10/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Refrigeração num 1,9D Empty Re: Refrigeração num 1,9D

Mensagem  nunozx Qua Nov 12, 2014 12:25 pm

Chetas escreveu:
nunozx escreveu:
Boas amigo!!

Pela descrição pode ser as hipóteses que já formulaste!!
No meu caso já queimou a junta do meu precisamente por avaria do termóstato Sad no manómetro dava 80 e tal ºc mas a temperatura estava mt acima visto que a ventoinha não foi ativada Sad conclusão comecei a sentir o carro a falhar parei foi ver o liquido do radiador e zero agua:(

Tb já tive uma situação em que foi ao mecânico(fraco mecânico) para trocar um tubo do circuito refrigeração!! conclusão o mecânico ñ sangrou o sistema, mal fiz a primeira reta temperatura colou no máximo:( voltei logo para trás e o mecânico ia abrir a tampa do radiador, eu disse "você é maluco vai abrir a tampa com o liquido a ferver" responde ele "eu sei o que estou a fazer são mts anos" resultado mal virou a tampa foi tipo uma explosão liquido prás paredes pro teto e mecânico para o hospital com queimaduras de 3º grau Sad passado uns meses deste "filme" foi a junta outra vez á vida provavelmente devido a este episodio Sad  

Na minha opinião provavelmente quando meteram a bomba no teu carro não foi bem sangrado (isso vesse pela o liquido sair pela tampa do radiador) e se assim foi é mt provável que a junta esteja queimada Sad

Abraço e boa sorte com a maquina Very Happy

Boas, Nuno!

Espero que esse mecânico tenho aprendido algo com a experiência.  :-)  

Relativamente ao meu, posso dizer que fiquei um pouco desapontado, porque quase que tenho a certeza que não experimentaram o carro, depois de substituida a bomba.  Se assim o fizessem, teriam visto que a tampa do radiador estava velha demais e que já não vedava a 100%.
É por isso que eu próprio tento fazer as coisas.  Só não faço algumas porque não tenho ferramentas especializadas.  Já o fazia com as minhas motos.  Quando os "pros" se esquecem de fazer certas coisas essenciais, eu fico de boca aberta.

Boas!!

Espero que tenha aprendido e que tenha ficado bem!! dps daquela situação não foi lá mais!!

Dps dessa situação consegui arranjar um mecânico 5* trabalha a Citroen e faz uns trabalhos em casa!! quando vou lá sou eu que faço praticamente tudo só o chamo quando tenho alguma duvida Very Happy para além de ficar mt mais em conta Very Happy

Espero que consigas pôr a maquina em condições Very Happy

Abraço e boa sorte com isso Very Happy
nunozx
nunozx

Número de Mensagens : 46
Idade : 42
Localização : Vila Verde (Braga)
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Refrigeração num 1,9D Empty Re: Refrigeração num 1,9D

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos