Refrigeração num 1,9D
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Refrigeração num 1,9D
Eis o primeiro (e último, espero eu) grande problema com o meu ZX.
Há umas semanas atrás, notei que o carro perdia líquido na zona da distribuição do motor. Ao início, eram uns pingos com pouca frequência. Falei com o mecânico, e enquanto esperava por uma vaga, fui usando o carro (em viagens de menos de 20kms) e fui adicionando líquido conforme necessitava. Quando chegou a hora de levá-lo à oficina, os pingos deram lugar a um “fio”. Fui determinado que a bomba de água teria que ser substituída por uma nova. Assim foi feito.
Nos dias seguintes, notei que o carro continuava a perder algum líquido, e descobri que era pelo tubo de respiro que vem da tampa do radiador. Substitui-a por uma nova e resolvi o problema. Passadas umas 3 semanas depois da instalação da bomba, ou seja, na passada quinta-feira, fiz uma viagem de 10km e notei que a temperatura subiu rapidamente aos 100. Voltei para casa imediatamente. Na manhã seguinte, verifiquei o líquido no radiador e vi que estava uns 7cm abaixo da marca do máximo. Atestei-o e fiz uma outra pequena viagem de 8kms. A temperatura voltou a subir como tinha feito anteriormente. Voltei para casa, e o carro ficou parado até ontem. Voltei a verificar o nível do líquido e o radiador estava sequinho. Olhei em volta do motor e debaixo do carro à procura dalgum indício de fuga. Vi a mancha no chão que tinha sido criada quando existia a fuga pelo tudo de respiro da tampa e vi também líquido perto da ligação dum dos tubos do radiador. Este tudo faz a ligação do radiador a um bocal de plástico montado numa base metálica que por sua vez tem uma espécie de copo plástico em cima (este copo está localizado em frente ao motor , do lado direito). Este tudo tinha a abraçadeira metálica mal apertada.
Existem várias hipóteses: junta queimada, termostato avariado, etc...
Relativamente à junta, quando eu andava a adicionar líquido (com o motor parado), é possível que o circuito ficou com ar, e o ar é mais instável no que toca a leitura de temperatura. O líquido deve ser adicionado com o motor a trabalhar. O indicador de temperatura indicava uma temperatura, mas é bem possível que na realidade seria uma temperatura bem diferente. Ou seja, é bem possível que a temperatura recomendada fosse excedida em algumas ocasiões, resultando na junta parcialmente ou totalmente queimada. Uma outra hipótese é simplesmente o termostato avariado. Onde está localizado o termostato?
Vou fazer um pequeno teste para ver se existe alguma fuga na junta. Fui informado para atestar o circuito, com o motor a trabalhar, e verificar se existem algumas bolhas. Se existirem, é sinal de existir uma fuga na junta.
Quando informei o mecânico, também ele ficou perplexo quanto ao desaparecimento do liquido do radiador.
Alguém já teve algum problema idêntico?
Há umas semanas atrás, notei que o carro perdia líquido na zona da distribuição do motor. Ao início, eram uns pingos com pouca frequência. Falei com o mecânico, e enquanto esperava por uma vaga, fui usando o carro (em viagens de menos de 20kms) e fui adicionando líquido conforme necessitava. Quando chegou a hora de levá-lo à oficina, os pingos deram lugar a um “fio”. Fui determinado que a bomba de água teria que ser substituída por uma nova. Assim foi feito.
Nos dias seguintes, notei que o carro continuava a perder algum líquido, e descobri que era pelo tubo de respiro que vem da tampa do radiador. Substitui-a por uma nova e resolvi o problema. Passadas umas 3 semanas depois da instalação da bomba, ou seja, na passada quinta-feira, fiz uma viagem de 10km e notei que a temperatura subiu rapidamente aos 100. Voltei para casa imediatamente. Na manhã seguinte, verifiquei o líquido no radiador e vi que estava uns 7cm abaixo da marca do máximo. Atestei-o e fiz uma outra pequena viagem de 8kms. A temperatura voltou a subir como tinha feito anteriormente. Voltei para casa, e o carro ficou parado até ontem. Voltei a verificar o nível do líquido e o radiador estava sequinho. Olhei em volta do motor e debaixo do carro à procura dalgum indício de fuga. Vi a mancha no chão que tinha sido criada quando existia a fuga pelo tudo de respiro da tampa e vi também líquido perto da ligação dum dos tubos do radiador. Este tudo faz a ligação do radiador a um bocal de plástico montado numa base metálica que por sua vez tem uma espécie de copo plástico em cima (este copo está localizado em frente ao motor , do lado direito). Este tudo tinha a abraçadeira metálica mal apertada.
Existem várias hipóteses: junta queimada, termostato avariado, etc...
Relativamente à junta, quando eu andava a adicionar líquido (com o motor parado), é possível que o circuito ficou com ar, e o ar é mais instável no que toca a leitura de temperatura. O líquido deve ser adicionado com o motor a trabalhar. O indicador de temperatura indicava uma temperatura, mas é bem possível que na realidade seria uma temperatura bem diferente. Ou seja, é bem possível que a temperatura recomendada fosse excedida em algumas ocasiões, resultando na junta parcialmente ou totalmente queimada. Uma outra hipótese é simplesmente o termostato avariado. Onde está localizado o termostato?
Vou fazer um pequeno teste para ver se existe alguma fuga na junta. Fui informado para atestar o circuito, com o motor a trabalhar, e verificar se existem algumas bolhas. Se existirem, é sinal de existir uma fuga na junta.
Quando informei o mecânico, também ele ficou perplexo quanto ao desaparecimento do liquido do radiador.
Alguém já teve algum problema idêntico?
Chetas- Número de Mensagens : 5
Idade : 48
Localização : Antes
Data de inscrição : 10/11/2014
Re: Refrigeração num 1,9D
Ensaio ao termostato.
Retirei-o do motor e fiz-lhe um pequeno ensaio com uma fonte de calor. Neste caso foi um maçarico.
O objectivo foi descobrir se o termostato abria. Com o maçarico, fui aquecendo a ponta do termostato, que tem um pequeno disco metálico. Ele acabou por abrir, lentamente, mas não antes de o disco metálico nessa ponta ficar em brasa. Isto significa que está a abrir a uma temperatura muito superior à temperatura correcta, que neste caso é 83graus.
Resta saber se esta é a única causa do problema.
Retirei-o do motor e fiz-lhe um pequeno ensaio com uma fonte de calor. Neste caso foi um maçarico.
O objectivo foi descobrir se o termostato abria. Com o maçarico, fui aquecendo a ponta do termostato, que tem um pequeno disco metálico. Ele acabou por abrir, lentamente, mas não antes de o disco metálico nessa ponta ficar em brasa. Isto significa que está a abrir a uma temperatura muito superior à temperatura correcta, que neste caso é 83graus.
Resta saber se esta é a única causa do problema.
Chetas- Número de Mensagens : 5
Idade : 48
Localização : Antes
Data de inscrição : 10/11/2014
Re: Refrigeração num 1,9D
Chetas escreveu:Ensaio ao termostato.
Retirei-o do motor e fiz-lhe um pequeno ensaio com uma fonte de calor. Neste caso foi um maçarico.
O objectivo foi descobrir se o termostato abria. Com o maçarico, fui aquecendo a ponta do termostato, que tem um pequeno disco metálico. Ele acabou por abrir, lentamente, mas não antes de o disco metálico nessa ponta ficar em brasa. Isto significa que está a abrir a uma temperatura muito superior à temperatura correcta, que neste caso é 83graus.
Resta saber se esta é a única causa do problema.
Boas amigo!!
Pela descrição pode ser as hipóteses que já formulaste!!
No meu caso já queimou a junta do meu precisamente por avaria do termóstato no manómetro dava 80 e tal ºc mas a temperatura estava mt acima visto que a ventoinha não foi ativada conclusão comecei a sentir o carro a falhar parei foi ver o liquido do radiador e zero agua:(
Tb já tive uma situação em que foi ao mecânico(fraco mecânico) para trocar um tubo do circuito refrigeração!! conclusão o mecânico ñ sangrou o sistema, mal fiz a primeira reta temperatura colou no máximo:( voltei logo para trás e o mecânico ia abrir a tampa do radiador, eu disse "você é maluco vai abrir a tampa com o liquido a ferver" responde ele "eu sei o que estou a fazer são mts anos" resultado mal virou a tampa foi tipo uma explosão liquido prás paredes pro teto e mecânico para o hospital com queimaduras de 3º grau passado uns meses deste "filme" foi a junta outra vez á vida provavelmente devido a este episodio
Na minha opinião provavelmente quando meteram a bomba no teu carro não foi bem sangrado (isso vesse pela o liquido sair pela tampa do radiador) e se assim foi é mt provável que a junta esteja queimada
Abraço e boa sorte com a maquina
nunozx- Número de Mensagens : 46
Idade : 42
Localização : Vila Verde (Braga)
Data de inscrição : 08/02/2012
Re: Refrigeração num 1,9D
nunozx escreveu:
Boas amigo!!
Pela descrição pode ser as hipóteses que já formulaste!!
No meu caso já queimou a junta do meu precisamente por avaria do termóstato no manómetro dava 80 e tal ºc mas a temperatura estava mt acima visto que a ventoinha não foi ativada conclusão comecei a sentir o carro a falhar parei foi ver o liquido do radiador e zero agua:(
Tb já tive uma situação em que foi ao mecânico(fraco mecânico) para trocar um tubo do circuito refrigeração!! conclusão o mecânico ñ sangrou o sistema, mal fiz a primeira reta temperatura colou no máximo:( voltei logo para trás e o mecânico ia abrir a tampa do radiador, eu disse "você é maluco vai abrir a tampa com o liquido a ferver" responde ele "eu sei o que estou a fazer são mts anos" resultado mal virou a tampa foi tipo uma explosão liquido prás paredes pro teto e mecânico para o hospital com queimaduras de 3º grau passado uns meses deste "filme" foi a junta outra vez á vida provavelmente devido a este episodio
Na minha opinião provavelmente quando meteram a bomba no teu carro não foi bem sangrado (isso vesse pela o liquido sair pela tampa do radiador) e se assim foi é mt provável que a junta esteja queimada
Abraço e boa sorte com a maquina
Boas, Nuno!
Espero que esse mecânico tenho aprendido algo com a experiência. :-)
Relativamente ao meu, posso dizer que fiquei um pouco desapontado, porque quase que tenho a certeza que não experimentaram o carro, depois de substituida a bomba. Se assim o fizessem, teriam visto que a tampa do radiador estava velha demais e que já não vedava a 100%.
É por isso que eu próprio tento fazer as coisas. Só não faço algumas porque não tenho ferramentas especializadas. Já o fazia com as minhas motos. Quando os "pros" se esquecem de fazer certas coisas essenciais, eu fico de boca aberta.
Chetas- Número de Mensagens : 5
Idade : 48
Localização : Antes
Data de inscrição : 10/11/2014
Re: Refrigeração num 1,9D
Chetas escreveu:nunozx escreveu:
Boas amigo!!
Pela descrição pode ser as hipóteses que já formulaste!!
No meu caso já queimou a junta do meu precisamente por avaria do termóstato no manómetro dava 80 e tal ºc mas a temperatura estava mt acima visto que a ventoinha não foi ativada conclusão comecei a sentir o carro a falhar parei foi ver o liquido do radiador e zero agua:(
Tb já tive uma situação em que foi ao mecânico(fraco mecânico) para trocar um tubo do circuito refrigeração!! conclusão o mecânico ñ sangrou o sistema, mal fiz a primeira reta temperatura colou no máximo:( voltei logo para trás e o mecânico ia abrir a tampa do radiador, eu disse "você é maluco vai abrir a tampa com o liquido a ferver" responde ele "eu sei o que estou a fazer são mts anos" resultado mal virou a tampa foi tipo uma explosão liquido prás paredes pro teto e mecânico para o hospital com queimaduras de 3º grau passado uns meses deste "filme" foi a junta outra vez á vida provavelmente devido a este episodio
Na minha opinião provavelmente quando meteram a bomba no teu carro não foi bem sangrado (isso vesse pela o liquido sair pela tampa do radiador) e se assim foi é mt provável que a junta esteja queimada
Abraço e boa sorte com a maquina
Boas, Nuno!
Espero que esse mecânico tenho aprendido algo com a experiência. :-)
Relativamente ao meu, posso dizer que fiquei um pouco desapontado, porque quase que tenho a certeza que não experimentaram o carro, depois de substituida a bomba. Se assim o fizessem, teriam visto que a tampa do radiador estava velha demais e que já não vedava a 100%.
É por isso que eu próprio tento fazer as coisas. Só não faço algumas porque não tenho ferramentas especializadas. Já o fazia com as minhas motos. Quando os "pros" se esquecem de fazer certas coisas essenciais, eu fico de boca aberta.
Boas!!
Espero que tenha aprendido e que tenha ficado bem!! dps daquela situação não foi lá mais!!
Dps dessa situação consegui arranjar um mecânico 5* trabalha a Citroen e faz uns trabalhos em casa!! quando vou lá sou eu que faço praticamente tudo só o chamo quando tenho alguma duvida para além de ficar mt mais em conta
Espero que consigas pôr a maquina em condições
Abraço e boa sorte com isso
nunozx- Número de Mensagens : 46
Idade : 42
Localização : Vila Verde (Braga)
Data de inscrição : 08/02/2012
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